O que levar em consideração ao escolher um curso de marcenaria?

O que levar em consideração ao escolher um curso de marcenaria?

O domínio das técnicas da marcenaria é fundamental para todos aqueles que querem começar um negócio próprio no ramo ou, ainda, tentar um emprego na indústria moveleira. Mas, para isso, é preciso preparar-se. Nesse sentido, um curso de marcenaria pode ser uma excelente opção.

Isso porque a marcenaria é uma profissão que exige habilidades específicas, além do conhecimento sobre equipamentos e máquinas que estão à disposição do marceneiro para facilitar o trabalho. Esse conjunto de competências permite que ele produza móveis e objetos de decoração, sempre prezando pela qualidade, segurança e baixo custo.

Porém, na hora de escolher um curso de marcenaria podem surgir algumas dúvidas. Sendo assim, preparamos este post que, certamente, vai ajudá-lo nessa escolha. Vamos lá?

Por que fazer um curso de marcenaria?

Os cursos de marcenaria têm como objetivo atender a uma demanda crescente por qualificação da mão de obra nesse setor.

É verdade que, antigamente, esse era um ofício passado de pai para filho. Mas, hoje, a profissionalização do setor é cada vez mais necessária. Mesmo porque as pequenas marcenarias do passado agora precisam se firmar no mercado como negócios estruturados, e, por isso, tanto o proprietário quanto os funcionários devem ter conhecimento de toda a cadeia produtiva moveleira.

Sendo assim, os cursos precisam capacitar o aluno para atuar não só nos processos de fabricação, mas também na gestão organizacional do empreendimento.

Então, o aluno, depois do curso, deverá estar apto a desenvolver a engenharia dos produtos e a gerir todos os processos relativos à atividade, sempre respeitando as normas técnicas e procedimentos, sejam eles de segurança, qualidade, ambientais ou de saúde.

curso-de-marcenaria

Como escolher um curso de marcenaria?

Antes de se matricular, você deve prestar atenção em alguns detalhes. Confira:

Profissionalização

Se o seu objetivo é se profissionalizar, procure um curso voltado para esse fim e evite aqueles que utilizam as técnicas da marcenaria como terapia para um momento de prazer ou hobby.

Domínio das principais técnicas

Geralmente, os cursos se dividem em módulos. Isso porque, para quem já tem experiência e quer apenas se aperfeiçoar, é possível começar por níveis mais avançados.

Mas é importante que, ao terminar o primeiro módulo, o aluno domine as principais técnicas da marcenaria e saiba como utilizar ferramentas, além de aprender noções de desenho, projetos e técnicas construtivas. Para isso, são necessárias cerca de 70 horas de curso.

Execução de projeto

Na fase seguinte, a ideia é que o estudante execute seu primeiro projeto. Para isso, são cerca de 50 horas de curso voltadas para a formação de marceneiro meio-oficial. Concluído esse módulo, o aluno recebe seu certificado.

Aperfeiçoamento

O nível mais avançado é voltado para quem quer produzir móveis tecnicamente mais sofisticados, desenvolvendo uma sensibilidade mais apurada na arte da marcenaria.

Alguns cursos oferecem uma outra possibilidade bem interessante: o aluno que já tem experiência pode levar o projeto em que está trabalhando para ser executado na oficina da escola. Professores altamente capacitados acompanham o processo e orientam o estudante com dicas e pequenos ajustes, que farão com que ele melhore sua técnica.

Desenvolvimento de habilidades específicas

Também há cursos voltados para habilidades específicas, como:

  • confecção de móveis, objetos, caixas, molduras, brinquedos;
  • confecção de miniaturas;
  • trabalhos no torno;
  • entalhes e esculturas;
  • restauração de móveis e objetos;
  • técnicas de acabamentos (envelhecimento, pátina, clareamento, aplicação de seladora, fórmica, entre outros);
  • encaixe;
  • confecção de móveis e objetos com perfis de ferro;
  • orientação na operação de máquinas e ferramentas;
  • orientação e cuidados para a manutenção de equipamentos;
  • orientação para os cuidados com a segurança pessoal, limpeza e organização no trabalho.

Enfim, o curso de marcenaria é um investimento fundamental para quem quer se profissionalizar ou se aperfeiçoar nesse ofício.

Guia Marcenaria de Sucesso

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar