Ferramentas para marcenarias: descubra quais são as melhores

Ferramentas para marcenarias: descubra quais são as melhores

Existem diversas ferramentas para marcenaria no mercado e, por isso, é normal se sentir perdido na hora de comprar os equipamentos para o seu negócio. Para que os seus produtos sejam da melhor qualidade e a sua marca cresça é importante contar com materiais que cumpram com este objetivo, incluindo o seu maquinário.

Dessa forma, a escolha deve levar em consideração o porte do seu negócio, volume de vendas e finalidade. Afinal, existe uma ferramenta ideal para cada tipo de procedimento, não é mesmo?

Para lhe ajudar a evitar que gaste dinheiro de maneira equivocada, reunimos, neste post, os equipamentos essenciais para uma marcenaria. Acompanhe!

Furadeira

A primeira ferramenta indispensável em uma marcenaria é a furadeira. Com certeza ela será usada a todo momento na sua rotina. Dependendo do porte do seu negócio, necessidades e tipos de superfícies, você poderá escolher entre as furadeiras:

  • horizontais;
  • verticais;
  • industriais;
  • radiais;
  • manuais; e
  • eletropneumáticas.

Serra tico tico

A serra tico tico é uma ferramenta que tem uma lâmina que trabalha em movimentos de vai e vem. Pode ser utilizada para cortar diferentes materiais, dentre eles podemos citar a madeira, o plástico e o alumínio. Este equipamento faz cortes retos, curvos, rasgos ou até mesmo chanfros.

No momento da compra você deve levar em consideração a potência, velocidade, ajustes orbitais, cortes chanfrados, as lâminas e a lâmpada.

Aqui vai uma dica valiosa: somente compre serras tico tico sem fio se você realmente precisará fazer cortes em diferentes lugares, pois este tipo de ferramenta costuma ter uma potência menor, além de correr o risco de ficar sem bateria no meio do procedimento.

ferramentas-para-marcenaria

Parafusadeira

A parafusadeira também é uma das principais ferramentas para marcenaria. Elas excluem a necessidade do esforço físico para parafusar ou desparafusar. Além disso, tornam o procedimento mais rápido e preciso.

Para escolher uma que atenda às suas necessidades, é preciso optar por aquelas que são profissionais, já que tem uma potência mais alta do que as domésticas. Nelas é preciso avaliar o torque (rotação da parafusadeira), tensão e peso, afinal, você ou seu funcionário precisam se sentir confortáveis durante o uso.

Brocas

É praticamente impossível trabalhar em uma marcenaria sem utilizar brocas. Aquelas do tipo três pontas são utilizadas somente em madeira. Para isso, são fabricadas em aço carbono para que suportem o calor que é gerado pelo atrito deste tipo de superfície.

A ponta central serve como um guia para o seu furo e evita que a sua furadeira escape durante a perfuração. Já as outras duas pontas são utilizadas para perfurar. Além disso, há os tipos:

  • widea: concreto, pedra, cerâmica;
  • broca serpentina: madeiras duras, macias e úmidas;
  • chata: para perfuração mais rápida de madeiras e fibras;
  • copo: madeira, metal, plástico, alvenaria, cerâmica, porcelanato etc.

Lixadeiras

As lixadeiras também são ferramentas importantes para uma marcenaria. São utilizadas para acabamentos finos em diversos tipos de superfícies e para desbastes (cortes). Dentre os modelos que pode escolher para o seu negócio estão:

  • excêntricas: utilizadas para polir madeira, plástico, metal, verniz ou superfícies curvadas;
  • orbital: indicadas somente para acabamentos em aço e metal;
  • roto orbital: lixa e gira. Indicada para aço ou acabamento perfeito em madeira;
  • angular: não é indicada para acabamento, apenas para desbaste e superfícies abauladas circulares;
  • de cinta: indicada para materiais pesados e superfícies abauladas e circulares;
  • combinada: ideal para trabalhos leves.

Como pode perceber, existem algumas ferramentas para marcenaria que são totalmente necessárias. Além disso, os equipamentos e materiais atuais e inovadores facilitam os serviços dos marceneiros e garantem um produto com mais qualidade e, consequentemente, vender e lucrar mais.

Viu como alguns equipamentos influenciam na sua produção? Para ficar por dentro de mais dicas que auxiliem o seu negócio, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas novidades!

sketchup

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar