Máquinas para marcenaria: como comprar o equipamento certo?

Máquinas para marcenaria: como comprar o equipamento certo?

O trabalho de marcenaria é, por definição, manual e técnico. Isso significa que você precisa de conhecimento, prática e, claro, ferramentas adequadas para seu serviço. Além do equipamento de proteção individual, como óculos e luvas, você ainda deve considerar as máquinas para marcenaria que pretende usar para agilizar seu trabalho.

O processo de escolha pode ser bem difícil. Sobretudo se você não tem tanta experiência na compra de equipamentos. Para ajudar um pouco nessa tarefa e evitar problemas, separamos aqui alguns itens que você deve sempre procurar e algumas dicas que podem ajudar a fazer a melhor escolha.

Algumas máquinas para marcenaria que não podem faltar

Cada marcenaria tem equipamentos diferentes, dependendo do tipo de trabalho que você mais realiza. Mas, é mais provável que, pelo menos, esses 4 sempre estejam presentes:

1. Serra circular

Para cortar rapidamente qualquer pedaço de madeira, o ideal é ter uma serra circular. A velocidade de giro é muito mais eficaz do que qualquer serrote, além de não ficar cansada depois de um dia inteiro trabalhado. Basta mantê-la limpa, fazer a manutenção e tomar cuidado para não aquecer a lâmina demais.

Há vários tipos, como manual, bancada e esquadrejadeira. Certamente o tipo específico vai depender do tamanho do trabalho e do seu espaço disponível.

2. Coladeira

Quase toda peça necessita de uma camada protetora em sua superfície, que é o caso da fita de bordo. Existem máquinas para marcenaria responsáveis por esse tipo de tarefa, que são as coladeiras.

A princípio, não é obrigatório ter uma para fazer o trabalho, mas elas ajudam bastante a acelerar o processo. Além de fazerem uma colagem mais rápida da fita, o acabamento tende a ser mais preciso do que você conseguiria de forma artesanal.

3. Tupia

Essa é outra máquina utilizada em corte, mas que também é muito útil para fazer o acabamento de diversas peças. Com ela, é mais fácil fazer cortes precisos e bem lisos, além de servir para dar um pouco mais de polimento à madeira e cortar excessos de fita.

maquinas-para-marcenaria

Dicas para escolher as máquinas certas

Se a sua dificuldade é determinar quais máquinas para marcenaria precisa e escolher a melhor para comprar, certamente essas dicas podem ajudar:

1. Defina uma lista

Antes de começar, o ideal é que você tenha uma lista dos tipos de ferramentas que precisará em sua oficina em ordem de prioridade. Dessa forma, considere o que terá maior impacto em sua produtividade, qual é o custo médio do equipamento e como você poderá alocá-lo dentro do seu estabelecimento.

2. Pesquisa de preços

Com uma lista em mãos, é hora de pesquisar as máquinas para marcenaria que estão disponíveis no mercado. Além de listar preços de modelos e lojas, lembre-se de considerar o custo/benefício da aquisição. Dessa forma, alguns modelos mais eficazes podem compensar o investimento inicial mais rápido.

3. Vá até o vendedor antes de comprar

Ao comprar qualquer máquina, é muito importante poder ver o equipamento e testá-lo antes de levar. Afinal, se você tiver que comprar algo sem olhar primeiro, tenha certeza de que o vendedor é confiável e que você terá a oportunidade de fazer a troca se for necessário.

Na prática, comprar máquinas para sua marcenaria não é tão diferente de comprar eletrodomésticos para sua casa. Afina, você quer que tudo esteja funcionando, quer pagar o preço certo e não quer que as coisas mais importantes faltem. Escolher o equipamento certo faz com que a qualidade do seu trabalho melhore, além de otimizar seu tempo e facilitar a gestão do seu negócio.

Agora que você tem essas dicas, pode escolher as máquinas para marcenaria que mais irão lhe ajudar. Se quiser continuar nos acompanhando, siga-nos no Facebook para ficar sempre por dentro de nossas novidades.

calculadora da performance marcenaria

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar