Orçamento para marcenaria: entenda como elaborá-los em 3 passos

Orçamento de marcenaria: entenda como elaborá-los em 3 passos

O orçamento para marcenaria é um documento que reúne a soma de todos os gastos que você terá ao produzir a solicitação do cliente. Portanto, esse cálculo está diretamente ligado ao seu lucro e é uma das maneiras mais profissionais de receber o valor justo pelo seu trabalho.

Além disso, é por meio do orçamento que o seu consumidor ficará ciente sobre a formação de preços de cada serviço e tudo o que precisa ser feito, desde o tempo de execução até o tamanho do projeto e materiais utilizados.

Confira algumas especificações que não podem faltar e pontos a serem descritos para o cliente. Então, mãos à obra!

1. Inclua valores importantes

Para que seja possível colocar um preço no seu trabalho e definir o lucro da empresa, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração no momento de estruturar o seu orçamento. Veja quais são.

Margem de lucro

A margem de lucro é a porcentagem adicional que você define no valor de um trabalho. Sendo assim, é fundamental levar em consideração essa margem, pois é por meio dela que o rendimento da sua empresa e o preço dos seus serviços serão definidos.

Custos de produção

Os custos são referentes aos processos necessários para que o seu serviço seja feito, como o que é gasto com matérias-primas, ferramentas e mão de obra, por exemplo.

Deslocamento

O gasto que você tem indo até o local de execução do projeto também deve ser colocado no orçamento para marcenaria. Para isso, o mais comum é avaliar a quilometragem rodada — ou seja, considere a distância da sua empresa até o destino e o valor do combustível.

Materiais utilizados

O tipo, qualidade, quantidade, acabamentos e tamanho dos materiais que utilizará no projeto precisam estar no orçamento, pois fazem parte do seu custo de produção. Então, após receber uma proposta ou solicitação, estude o que será necessário para a execução.  

orçamento para marcenaria

2. Apresente informações importantes para o cliente

Além das informações referentes ao processo produtivo, mão de obra e matéria-prima, um orçamento para marcenaria deve disponibilizar alguns pontos a serem apresentados para o cliente e que dependem de cada projeto. Confira!

Tamanho do projeto e tempo de execução

O valor de um serviço é influenciado pelo tamanho do projeto. Portanto, ao receber uma solicitação é preciso avaliar o que o cliente deseja para que seja possível determinar o tamanho do produto e definir o preço do serviço.

Depois, é preciso orientar o cliente sobre o tempo necessário para que o móvel fique pronto. Esse período é importante tanto para que o consumidor avalie se o serviço o atende quanto para você definir os preços.

Instalação

Dependendo do pacote ou valor do projeto, é comum que as marcenarias cobrem pela instalação do produto. Se este for o seu caso, considere todo o material gasto durante a montagem do móvel, valor da sua mão de obra e também o deslocamento.

Validade do orçamento

O orçamento é, na verdade, uma proposta com os valores estimados de um projeto. O cenário econômico influencia diretamente no valor das suas matérias-prima, no combustível e demais fatores que formam o preço de um serviço.

Então, é importante definir a validade desse orçamento para que você não tenha prejuízos ou de modo que o cliente pague um valor justo pelo móvel dos sonhos. Ah, e não se esqueça de especificar as formas de pagamento.

3. Mostre o orçamento para o cliente

O modo de apresentação e abordagem do orçamento é fundamental para que a proposta seja atrativa, portanto, a primeira dica é deixar o preço por último. Comece mostrando detalhes do produto, comentando sobre a qualidade dos materiais e as perspectivas sobre o móvel.

Depois, informe o tempo de execução e a validade do orçamento e, somente no final, especifique o preço e os meios de pagamento. Além disso, é importante estar preparado para negociações, pois, recorrentemente, os clientes tentam abaixar o preço de um produto.

O orçamento para marcenaria é um importante meio para garantir a precificação criteriosa do seu trabalho. Sem isso, ficará muito difícil definir a margem de lucro para a sua empresa e os seus móveis.

Para se aprofundar no assunto, aproveite para conferir como vender mais projetos na sua marcenaria.

sketchup

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar