Marcenaria moderna: como e por que investir na automatização

Marcenaria moderna: como e por que investir na automatização

É fato que a tecnologia vem nos auxiliando, cada vez mais nos nossos processos diários. Na marcenaria moderna, não é diferente. A automatização consiste na implementação de softwares e inovações que otimizam e reduzem custos nas mais variadas atividades e setores de um negócio. Essa é uma estratégia eficiente para manter a sua marca forte e competitiva em um mercado tão acirrado.

Muitas das tarefas em uma empresa são repetitivas e até maçantes, fora a dificuldade em acompanhar, com riqueza de detalhes, o grande volume de informações e dados que entram e saem de um negócio a todo o momento. Então, para evitar falhas e ter uma base de informações que ajudem nas decisões, a automação é a sua melhor escolha.

Pensando nisso, preparamos este artigo com bons motivos para você investir na tecnologia para automatizar os seus processos diários da marcenaria e as melhores maneiras e passos para fazer isso. Confira!

Como a automatização se aplica à marcenaria?

A automação na marcenaria moderna pode ser implementada em diferentes processos e setores. As funcionalidades dos sistemas de gestão podem auxiliar desde etapas básicas até na apuração de informações mais específicas. Confira a seguir em quais departamentos e tarefas um software pode ser utilizado:

Gestão

Os sistemas de gerenciamento são ferramentas extremamente relevantes para qualquer tipo de negócio, inclusive as marcenarias. Um dos principais pontos é a agilidade e facilitação dos variados processos de gerenciamento, permitindo que tenha uma visão ampla das particularidades, principalmente financeiras, de cada departamento.

Para isso, eles costumam envolver indicadores de qualidade, métricas que avaliam a saúde da empresa e até mesmo de sustentabilidade. Além disso, um sistema de gestão também cuidará do seu relacionamento com o cliente.

Controle de estoque

A ausência de matéria-prima no estoque significa produção parada, enquanto uma quantidade maior do que o necessário é o mesmo que dinheiro estagnado. Portanto, a sua reserva deve funcionar à base do equilíbrio.

Sendo assim, existem softwares especialmente desenvolvidos para cuidar do seu estoque, garantindo mais eficiência no controle de tudo que entra e sai, bem como dos inventários que devem ser feitos e avaliados periodicamente.

Além disso, permitem gerenciar fornecedores e transportadoras, para garantir que todo o processo de logística atenderá as suas necessidades. Assim, ficará mais fácil administrar toda a sua cadeia de suprimentos necessária para manter a sua marcenaria a pleno vapor, sem excesso e nem faltas.

marcenaria moderna

Atendimento ao cliente

O atendimento que você proporciona aos consumidores é fator decisivo e crucial na experiência do cliente. Para isso, existem sistemas de gestão desenvolvidos para cuidar dos canais de comunicação.

Eles atuam para entender as preferências e hábitos do seu público-alvo, facilitando que você direcione os serviços e produtos ideais e relevantes para cada um. Dessa forma, tornam todo o atendimento, seja de dúvidas ou de reclamações, mais rápido, eficiente e direto. No mais, ainda ajudam a economizar um bom tempo fazendo planilhas com cadastro de clientes, já que a tecnologia fará isso por você.

Quais são as vantagens da marcenaria moderna para os negócios

Adotar os modelos de marcenaria moderna, apostando na automatização e nas inovações, além de trazer mais eficiência, permitirá agregar outros fatores positivos que funcionam como diferencial nos seus serviços e processos.

O principal objetivo desse novo modelo de produção e gerenciamento é tornar tudo mais rápido, simples e com menos falhas, aumentando assim a lucratividade. Porém, não para por aí. Confira, a seguir, quais são as principais vantagens e motivos para investir na modernização dos negócios na sua marcenaria. Acompanhe!

Aumento da produtividade

Sem dúvidas, um dos principais benefícios da automação de processos é a redução do tempo em diferentes tarefas, permitindo que o volume de produção aumente. Por exemplo, você consegue otimizar o processamento de madeiras e montagem dos móveis que, por serem tarefas repetitivas, podem abrir espaço para erros.

As inovações tecnológicas dos novos equipamentos e sistemas permitem eliminar as possíveis falhas e o cansaço humano. Em consequência, a linha de produção da sua marcenaria será mais eficiente e com processamentos mais rápidos, resultando em produtos altamente padronizados e de qualidade.

Para isso, existem softwares que são desenvolvidos para enviar automaticamente os planos de corte e de furação para as devidas máquinas, permitindo construir uma peça ou móvel em poucos minutos.

Além disso, existem outras funcionalidades importantes e muito válidas, como visualizações de alterações em tempo real e envio de modelos de desenho em 3D. Desse modo, o cliente verá o que será feito e se isso está de acordo com as expectativas.

Redução de custos

Reduzir custos operacionais dos setores da empresa é uma busca recorrente dos gestores de qualquer tipo de negócio. Nesse caso, a automação é uma das principais e mais indicadas estratégias a serem implementadas.

A marcenaria moderna tem processos automatizados, permitindo mais eficiência em todo a operação produtiva. Portanto, há redução de desperdícios com matérias-primas e materiais usados durante essa atividade, como madeiras e itens de acabamento.

Além dessa redução na sua linha produtiva, os sistemas de gestão financeira, de estoque e atendimento ao cliente, por exemplo, conseguem minimizar a necessidade de compras de insumos de escritório, que por mais que pareçam inofensivas, no final do mês podem fazer diferença no orçamento. Ah! E ainda há uma diminuição no consumo de energia.

Otimização da rotina de trabalho

Com todos os pontos positivos que citamos acima, o resultado, além da redução de custos, é a otimização de toda a rotina de trabalho, desde o atendimento ao cliente, quando ele procura a sua empresa, até a elaboração do orçamento e produção do pedido.

Com isso, os funcionários não ficam esgotados com tarefas repetitivas e maçantes, o que abre portas para falhas e desperdícios e um ambiente nada saudável e agradável. Isso é possível porque os sistemas de gerenciamento fazem a maior parte do trabalho, seja reunindo informações ou processando-as.

Aumento no poder de competitividade

Além de o mercado estar cada vez mais acirrado, os consumidores estão mais exigentes e com novas necessidades. Portanto, é preciso que o negócio cumpra com essas expectativas e tenha um diferencial em relação às empresas do mesmo segmento.

Sendo assim, quando você faz uso da automatização e implementa os métodos de uma marcenaria moderna, se mantém no páreo com os concorrentes, caso contrário, poderá perder clientes e ótimas oportunidades de negócios simplesmente por ter modelos muito arcaicos.

marcenaria moderna

Como implementar a automatização em marcenarias?

Apesar da automatização e adoção de novas tecnologias nos negócios proporcionar muitos benefícios, é preciso preparar a sua marcenaria para receber essa estratégia, de modo que os processos e funcionários possam se alinhar a ela. Assim você garante que os novos métodos funcionem adequadamente e conforme o esperado.

Para ajudar nessa tarefa, reunimos os principais e mais importantes passos que você precisa estar atento ao implementar inovações e novos processos na sua empresa. Confira!

Mapeie os processos

O primeiro passo é mapear e conhecer todos os processos da sua marcenaria. A automatização é uma ferramenta de gerenciamento que visa identificar todas as informações, capacidades, particularidades e ações necessárias para manter as suas atividades em adequado funcionamento.

Essa é uma das melhores maneiras de organizar todos os processos da sua marcenaria e ainda detectar onde determinadas estratégias e mudanças de planos precisam ser adotadas. Esses são pontos-chave para manter a sua empresa saudável.

Para isso, o modo mais fácil é desenvolver um questionário que será a sua check-list. Faça um para cada setor ou atividade do seu negócio. Depois, aponte quais são os seus objetivos com a automação, o que precisa para implementá-la e quais as prioridades definidas.

Descreva as etapas do processo

Depois que tudo estiver devidamente mapeado e identificado é o momento de definir como a implementação da tecnologia será feita. É fundamental descrever e registrar cada detalhe, desde o planejamento até a ação em si. Nessa etapa, também é importante identificar os problemas ou necessidades da automação, tais como:

  • problemas no controle de estoque;
  • atendimento ineficiente;
  • linha de produção muito lenta;
  • atrasos nas entregas.

Escolha as ferramentas tecnológicas

Agora é o momento de escolher o que vai adotar de inovação na sua empresa para solucionar os problemas encontrados. Se for adotar o uso de um sistema de gestão, pense na possibilidade dos sistemas ERP, por exemplo.

O ideal é que você invista em soluções atualizadas e que sanem as necessidades da sua marcenaria. Atualmente, o mercado disponibiliza uma gama enorme de opções, que vão desde plataformas até programas de armazenagem na nuvem.

Escolha o fornecedor

Depois da escolha do tipo de solução, é preciso ter muito cuidado também na seleção da empresa ou fornecedor da tecnologia. Um erro muito comum nesse quesito, e que acaba gerando dores de cabeça no futuro, é considerar somente o valor de um sistema. Isso porque nem sempre o produto mais barato é o de melhor qualidade, não é mesmo? Portanto, sempre leve em consideração o fator custo X benefício.

Para isso, avalie todas as funcionalidades do sistema ou equipamento, o atendimento e credibilidade da empresa no mercado para o qual ela está disponibilizando sua solução e verifique se você terá algum tipo de suporte em caso de problemas, dúvidas ou falhas. Afinal, o pós-venda também é fundamental.

O aconselhável é que você peça por indicações de outros empresários e faça uma longa pesquisa na internet, verificando se há reclamações ou muitos problemas com os clientes dos fornecedores escolhidos.

Treine a sua equipe

Qualquer tipo de estratégia, novo modelo de negócio ou equipamento que for implementado na empresa deverá ser de completo conhecimento de toda a sua equipe. Somente dessa forma é possível garantir o correto manuseio e adaptação, para que o solução funcione conforme o esperado.

Sendo assim, promova treinamentos para os seus funcionários, explicando o funcionamento do sistema ou equipamento, aborde os objetivos dessa mudança e os benefícios que trará para a empresa e para as tarefas que eles desempenham.

Se o fornecedor der a opção de disponibilizar os treinamentos, aproveite! Afinal, ninguém melhor para ensinar a operar um sistema do que a pessoa ou empresa que o vende, certo?

Implemente a automação

Pronto! Depois de mapear os seus departamentos, definir todas as etapas, conhecer as necessidades da sua empresa e alinhar com os seus funcionários as mudanças feitas, é o momento de implementar a sua solução.

Entretanto, não vá adaptando e modificando os processos de uma vez só. O mais indicado é que as inovações sejam adotadas em etapas gradativas. Isso é fundamental para evitar erros e problemas que possam afetar a sua produção e, consequentemente, as suas vendas.

Portanto, vá mudando aos poucos e com calma. Vale até mesmo solicitar à empresa ou fornecedor da solução que ajude você ou que esteja presente nos primeiros dias. Assim, garantirá que tudo sairá de acordo com o esperado.

Faça o acompanhamento da sua marcenaria moderna

Não basta aplicar uma mudança significativa e pronto. É preciso estar em constante acompanhamento, pois somente assim poderá identificar falhas, processos que precisam ser mais bem adaptados e até mesmo estratégias que não estão funcionando conforme a necessidade da sua marcenaria.Além disso, a verificação periódica permite que você defina as manutenções que o equipamento precisa ou as atualizações necessárias do sistema.

Outro ponto muito válido é sempre pedir feedbacks a sua equipe. Dessa maneira, será ainda mais fácil detectar erros ou dificuldades na adaptação dos funcionários, permitindo que todo o processo seja vantajoso tanto para os negócios quanto para os seus colaboradores. Afinal, o engajamento de todos na sua empresa é essencial para que qualquer mudança seja bem sucedida e bem-vinda.

A marcenaria moderna é uma tendência que pode ser considerada essencial para que os negócios consigam suprir o volume de vendas, pedidos e todas as necessidades emergentes do mercado. Portanto, invista na inovação e garanta a otimização dos seus processos, a redução de custos e a melhoria em toda a cadeia produtiva. E não deixe de acompanhar tudo de perto, combinado?

Viu como a automação não é tão complicada? Para ficar por dentro de mais conteúdos que ajudam a alavancar o seu negócio e que trazem as últimas tendências sobre esse segmento, fique de olho no nosso blog.

Guia Marcenaria de Sucesso

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar