Marcenaria online: Saiba como um sistema de gestão pode ajudar você

Marcenaria online: Saiba como um sistema de gestão pode ajudar você

Imagine anotar todos os dados, datas e processos a serem realizados em cadernetas ou fichários simples. É bem provável que isso gere diversos problemas de organização e muitas dificuldades para ter um controle produtivo e acertado, não é verdade? Então está na hora de você ter uma marcenaria online!

Essas práticas tradicionais de gerenciar e arquivar informações são coisas do passado. Afinal, a tecnologia revolucionou a forma como nos comunicamos, relacionamos e trabalhamos no século XXI. Nessa perspectiva, com o avanço dos sistemas de gestão ficou muito mais fácil melhorar e integrar os mais diversos setores de um negócio em apenas um software.

Você conhece o ERP? Essa sigla significa Enterprise Resource Planning. Ela faz referência a um conjunto de programas de gestão que é utilizado por pequenas empresas a multinacionais. Com uma interface intuitiva e dinâmica, é possível:

  • gerar relatórios,
  • organizar tarefas,
  • gerenciar todos os aspectos financeiros de uma empresa.

Uma marcenaria, por exemplo, pode utilizar os programas de gestão para melhorar a alavancagem comercial e, consequentemente, reduzir custos administrativos. Dessa forma, uma marcenaria online é o que todo empresário desse setor deve procurar tornar o seu negócio.

Pensando nisso e nas inúmeras dúvidas que envolvem a temática, elaboramos este artigo com muitas dicas e informações do benefício do uso de sistemas de gestão. Então, continue a leitura do texto até o final e procure adotar uma ferramenta adequada às necessidades do seu negócio. Vamos lá?

Quais os benefícios do uso do sistema de gestão na marcenaria online?

Gestão é tudo para qualquer negócio. Nessa perspectiva, é preciso ter um planejamento organizativo para extrair ao máximo as potencialidades de um comércio e minimizar os custos administrativos.

No competitivo mercado brasileiro, o empresário deve estar preparado para lidar com um grande número de concorrentes brigando por descontos e clientes. Assim, a profissionalização é um caminho inteligente para se diferenciar e perpetuar a ideia empreendedora por muitos e muitos anos.

Agora que você já compreendeu um pouco mais de como os sistemas de gestão e a profissionalização estão intimamente ligados. Vamos listar 5 benefícios que essa tecnologia pode levar para uma marcenaria. Continue a leitura!

marcenaria-online

Melhor controle dos processos

Como já dito anteriormente, os sistemas de gestão facilitam muito o controle e, principalmente, a organização de processos. É possível arquivar e disponibilizar listas sequenciais por data ou por relevância de cada atividade, por exemplo.

Além disso, todas as operações e o fluxo de caixa ficam muito mais organizados, o que reduz bastante a chance de incoerências dos recursos arrecadados. Lembre-se que o controle financeiro é algo que, se feito de forma errada ou mal feito, coloca a viabilidade do negócio em risco.

Auditar e acompanhar periodicamente a entrada de recursos e os pagamentos possibilita a tomada de decisões de forma mais estratégica e segura.

Outro aspecto dos processos muito comum e que pode ser melhorado diz respeito ao estoque. Antes disso, é bom lembrar que muitas empresas entram em crise por uma superprodução e armazenamento de produtos acabados sem ter uma demanda de vendas que condiz com essa fabricação desnecessária.

Em uma marcenaria isso é muito comum. Vamos pensar que um comércio trabalha com o varejo de móveis residenciais. Normalmente, são vendidos 30 armários de cozinha por mês. Entretanto, o proprietário, a fim de aproveitar uma promoção do seu fornecedor, resolve comprar matéria-prima para a produção de 3 anos. Com o passar dos meses e a ociosidade desses produtos no estoque, a marcenaria não consegue vender mais armários do que o habitual.

Nesse cenário, o empreendedor tem um prejuízo considerável. Além de reduzir o espaço do seu estoque com essa mercadoria “parada”, ele não consegue elevar as vendas dos produtos que usam essa matéria-prima em questão.

É perceptível como é fundamental ter um estoque totalmente integrado entre a linha de produção e a de vendas, não é verdade? Com os softwares de gestão, é possível fazer muito mais do que somente analisar a quantidade de mercadorias em estoque. Pode-se desenvolver estratégias empresariais para utilizar os suprimentos conforme a demanda, favorecendo uma fabricação mais certeira e com menores custos de produção.

Informações mais confiáveis

Quando uma marcenaria é de menor porte, é bem provável que ela tenha muitas informações conflitantes ou disponibilizadas de forma improdutiva. Com isso, muitas oportunidades deixam de ser aproveitadas, mas o ponto principal de todo esse contexto é a confiabilidade das informações.

Afinal, se os dados não vão ser manipulados ou passados por filtros e formas de tratamento, eles serão mais confiáveis. Outro ponto que merece atenção é que em uma marcenaria online a presença do proprietário é muito constante e orienta toda a equipe diante de situações adversas.

Entretanto, se ele não estiver presente, o negócio tem de continuar as suas atividades normais. Isso demonstra que as informações devem ser passadas aos colaboradores de forma eficiente e produtiva, a exemplo de como o dono faria.

Além disso, os sistemas de gestão também podem estar conectados com os sistemas da Receita Federal e do Sped — Sistema Público de Escrituração Digital. Assim, as obrigações fiscais e tributárias podem ser analisadas e as informações repassadas de forma confiável aos órgãos competentes. A possibilidade de erro e problemas futuros podem ser minimizados com o uso dessas ferramentas.

O segmento moveleiro pode se beneficiar dessa maior transparência e repasse de dados. Além disso, muitas tarefas podem ser automatizadas, pois os sistemas de gestão possibilitam integrações com outros sistemas. Desse modo, o retrabalho e operações redundantes são reduzidas drasticamente com o uso de uma ferramenta online correta e confiável.

Facilidade de acesso

Muitos softwares estão tendo o seu banco de dados salvo na nuvem. Isso quer dizer que as informações não ficam armazenados em servidores físicos, e sim de forma online. Desse modo, é possível ter acesso instantâneo de qualquer localidade.

Isso é uma das muitas facilidades advindas do uso de softwares de gestão. Além disso, não é preciso ficar realizando o download dos arquivos. A visualização torna-se rápida e efetiva com um custo-benefício bastante atraente para o empreendedor.

Além disso, a facilidade no acesso a essas informações é importante devido à necessidade de tomada de decisões. Afinal, existem muitos fatores que podem impactar os rumos de uma empresa. Eles revelam a necessidade de avaliar saídas e estratégias comerciais. Com um ERP, as situações tornam-se muito mais previsíveis. E, por consequência, as chances de problemas que podem impactar o negócio de forma negativa são minimizadas.

A tecnologia deve ser uma realidade no seu negócio, independentemente do porte ou recursos financeiros de que ele dispõe. É preciso que o empreendedor avalie as suas necessidades e os maiores problemas que a sua empresa está enfrentando. Contar com a ajuda de consultorias especializadas pode ser uma forma interessante de analisar quais as reais necessidades esperadas do software de gestão.

Pesquise, estude e analise qual a ferramenta mais funcional para o seu comércio. Em relação às marcenarias, é preciso que o proprietário tenha em mente que não é só a linha de produção que mantém o seu negócio de pé. Nessa perspectiva, ter uma boa equipe ao seu lado e, principalmente, uma gestão administrativa que preze pelo profissionalismo são fatores imprescindíveis.

Agora, vamos continuar a abordagem de como é extremamente benéfico ter um bom programa de gestão na sua marcenaria. O segmento moveleiro está cada vez mais conectado e antenado nas últimas novidades do setor. Então, você também não pode ficar para trás e deixar o seu comércio distante dessa nova onda de marcenarias online. Vamos lá!

Quais as vantagens competitivas do uso de um sistema de gestão nas marcenarias?

Pois bem, ao longo do artigo focamos em mostrar quais são, de maneira geral, as maiores vantagens da utilização de softwares de gestão para qualquer que seja o nicho de atuação de uma empresa. Por isso, centraremos em como essa integração pode ajudar a sua marcenaria. Dê uma olhada!

marcenaria-online

1. Otimização de tempo e pessoal

O setor de recursos humanos é um dos que mais impactam diretamente o fluxo de caixa do empresário. Isso se torna mais importante quando um comércio ainda é de pequeno porte e o proprietário se esforça para conseguir custear todas as despesas e alavancar o seu negócio.

Outro fator que é muito valioso para um empreendedor é o tempo. Muitas pessoas reclamam que não possuem espaço na agenda para realizarem todas as tarefas e compromissos que possuem na vida. Agora, imagine conciliar todos os processos de uma empresa e da sua vida pessoal. Isso geraria uma sobrecarga muito grande.

Por isso, contar com ferramentas como os softwares de gestão auxilia na gestão de tempo e pessoal. Diminuição de retrabalhos e automatização de tarefas manuais são algumas das alternativas. Elas, por si só, já demonstram como são efetivas em otimizar o número de colaboradores e o tempo.

Afinal, com processos automatizados, menos trabalhadores serão necessários para realizar as tarefas. E, com isso, outras atividades podem ser desempenhadas, explorando o talento individual. Pense nisso!

2. Apoio as decisões estratégicas

Em uma marcenaria, diversas decisões devem ser tomadas em espaços curtos de tempo para não gerar prejuízos para o comércio. Logo, na ausência do proprietário, os outros funcionários devem ter autonomia e capacidade para realizá-las.

A partir disso, o dono assume cada vez mais uma função gerencial. Observando essas tomadas de decisão e práticas implementadas pelos colaboradores. Assim, ele intervém sempre que necessário. E os orienta sobre como seria feito o procedimento correto de acordo com os princípios e estratégias da sua marcenaria.

3. Redução de problemas

Problemas são capazes de tirar o sono de muitos empreendedores e exigem uma alta capacidade emocional para encontrar alternativas e resolvê-los. Mas, como diminuir essas ocorrências baseado em experiências anteriores?

Em primeiro lugar, se um tipo de problema já tiver ocorrido, a marcenaria terá um padrão de conduta a ser seguido para solucioná-lo da forma mais efetiva e rápida possível. Por exemplo, o atraso na entrega de algum produto que não foi feito no prazo acordado com o cliente.

Então, o ERP pode arquivar as datas de pedido e entrega. A partir disso, é possível integrar outras ferramentas gerenciais para demonstrar o que deve ser feito caso um problema na entrega ocorra. Utilizar o Custommer Relationship Managemment (CRM) pode ser uma das alternativas. Explorar as diversas funções desse software com outros tende a gerar impactos positivos para a marcenaria e reduzir substancialmente o número de problemas rotineiros.

4. Interação com clientes e fornecedores

Você, empreendedor, sabe que o maior ativo do seu negócio são os clientes. É preciso desenvolver estratégias e estreitar o relacionamento com eles. Além disso, é preciso ter em mente se a sua marcenaria faz uma segmentação mais acentuada dos seus clientes, se são corporativos ou consumidores finais.

Uma empresa que seja sua cliente deve ser trabalhada de forma diferente de outro consumidor que adquiriu uma peça na sua marcenaria para a residência. Dessa forma, a interação e o relacionamento são armas poderosíssimas para alavancar a sua marcenaria de maneira orgânica.

Os fornecedores também são outros atores imprescindíveis para o bom funcionamento da sua marcenaria. Procure sempre selecionar os melhores, pois assim todo o seu empreendimento sai ganhando. Fornecedores comprometidos e profissionais só tendem a agregar ao seu comércio.

E mais uma vez, temos os softwares gerenciais como grandes aliados nessas tarefas de prospecção de clientes e gerenciamento dos fornecedores. Desta forma, é visível a importância de ter uma boa ferramenta implantada na sua marcenaria.

Da mesma forma que a bússola guia os navegadores pelos mares, os softwares de gestão auxiliam os empreendedores nas suas atividades. Conseguiu sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto?

Enfim, a marcenaria online é uma nova realidade para quem quer alavancar a empresa e conquistar cada vez mais novos clientes.

Não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe comercial agora mesmo. Teremos um grande prazer em lhe ouvir e, juntos, traçarmos uma estratégia com nosso software de gestão Marcenaria Eficiente! Vamos lá?

Guia Marcenaria de Sucesso

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar