Planilha financeira para marcenaria: aprenda como fazer a sua

Planilha financeira para marcenaria: aprenda como fazer a sua

Ainda existem empresários que usam modelos arcaicos e manuais para fazer o controle das movimentações no negócio. No entanto, é preciso compreender a importância de uma planilha financeira para marcenaria e os benefícios que ela proporciona aos processos diários de controle.

Ferramentas, como as planilhas, conseguem otimizar o seu tempo registrando informações financeiras e ainda evita muitos erros que podem ser cometidos, como falhas nos cálculos.

O acompanhamento dos acontecimentos no caixa e demais movimentações, é uma necessidade se você deseja manter o funcionamento saudável da sua marcenaria, conhecendo a real situação da empresa.

Para que o seu controle seja eficiente, confira quais são as informações que devem constar na sua planilha financeira. Acompanhe!

Movimentações diárias

O controle diário, de todos os recursos que entram e saem, é fundamental para que você não gaste mais do que pode e se mantenha dentro do seu planejamento. Portanto, qualquer tipo de acontecimento financeiro deve ser registrado.

Esse processo precisa ser seguido religiosamente, pois se você esquecer de anotar uma nova venda ou fatura que pagou, poderá cometer futuros erros e desfalques na conta da empresa. Pode até parecer um trabalho cansativo, mas verá que usando uma planilha financeira para marcenaria, todas as informações serão lançadas rapidamente.

Contas a pagar

Para evitar atrasos em pagamentos, seja de funcionários, seja de contas, e de modo que conheça todas as suas despesas, é essencial que você coloque na planilha tudo o que deve ser pago naquele mês.

Para isso, comece registrando tudo. As contas de energia, água, aluguel, pagamento de funcionários, impostos, faturas de internet, telefone e fornecedores. Não deixe passar nada em branco.

Se você controla, de maneira eficaz, as suas contas a pagar, poderá avaliar como foi o andamento do seu capital, permitindo que identifique despesas desnecessárias e falhas no orçamento.

Desse modo, será viável implementar estratégias de reduções de custos, e caso tenha dificuldades financeiras, terá uma base de informações para saber quais contas deve priorizar. Lembre-se: a organização evita prejuízos!

Contas a receber

Registrar as contas a receber em uma planilha financeira para marcenarias tem a mesma função que indicamos acima. Porém, aqui, quando você sabe tudo o que precisa receber, poderá fazer previsões sobre os lucros daquele período.

Além disso, esse controle do que precisa entrar no fluxo de caixa, permitirá um melhor gerenciamento e relacionamento com os clientes inadimplentes, pois você conhecerá os valores que não foram pagos, e com isso, terá uma boa base de informações para que sejam feitos acordos que beneficiem ambos os lados.

Fluxo de caixa

Uma das abas que não pode faltar na sua planilha financeira para marcenarias é a de fluxo de caixa. Esse é um instrumento que deve embasar as suas tomadas de decisões. Por exemplo, se você pensa em fazer algum investimento e melhoria no seu estabelecimento, é necessário consultar o caixa para verificar se há recursos para isso.

O fluxo de caixa é temporal, por isso, o controle pode ser feito diária, semanal, mensal e anualmente. Contudo, o indicado é que faça esse balanço frequentemente, registrando tudo o que entra e sai. Além disso, é essencial que considere os resultados de períodos anteriores, para fins comparativos.

Livro de caixa

O livro de caixa é um conjunto de informações de tudo aquilo que foi recebido e pago em dinheiro e que influenciou no seu caixa. O uso é facultativo, mas é um ótimo auxílio contábil, pois mostra com detalhes de data e motivo das movimentações. Essa é uma ótima estratégia fácil e rápida de consultar e rastrear as informações do seu fluxo financeiro.

Além das planilhas, os softwares de gestão têm conquistado a preferência de muitos empresários. Isso acontece porque essa tecnologia é fácil de usar, segura, evita que você perca dados importantes, além de oferecer diferentes recursos para negócios mais complexos em que as planilhas já não são suficientes.

Uma planilha financeira para marcenarias permite a personalização de acordo com as necessidades e características da sua empresa. Por meio dela, será possível ter o total controle do dinheiro da empresa, permitindo que a sua gestão seja mais eficiente e que ganhe tempo registrando todas as movimentações.

sketchup

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar