Tudo para marcenaria: principais estratégias de sucesso do negócio

Tudo para marcenaria: principais estratégias de sucesso do negócio

Todo tipo de negócio precisa de metas e planos de ação bem definidos para que os objetivos sejam alcançados. Afinal, a aplicação dessas estratégias é que faz com que fique cada vez mais fácil encontrar os resultados esperados. Pensando nisso, elaboramos este material que aborda tudo para marcenaria, apontando dicas e aspectos que não podem ficar de fora do seu planejamento.

Em se tratando do mercado brasileiro, é notável a importância que deve ser dada ao processo estratégico, já que a competitividade nacional é bastante acentuada. Então, quem deseja diferenciar o seu negócio da concorrência precisa traçar um bom plano de ação. Com uma marcenaria não é diferente, pois é preciso implementar estratégias que englobem a produção e a comercialização dos produtos.

Como já dito, existem alguns pontos que não podem ficar de fora do planejamento para o alcance do sucesso da marcenaria. Ao longo dos tópicos a seguir, apresentaremos algumas dicas e aplicabilidades práticas que são quase universais. Você sabe o que isso significa? Independentemente do porte do seu negócio e grau de maturidade comercial, as estratégias listadas podem ser perfeitamente aplicadas à sua marcenaria.

Por isso, não perca tempo, veja todas as sugestões e defina como é possível implementá-las na sua empresa. Para isso, continue a leitura e confira o post até o final. Vamos lá?

Invista na automatização de processos

Em primeiro lugar, um ponto é crucial para qualquer tipo de negócio: a automação. Isso decorre do fato de que ficar executando muitas tarefas de forma manual pode limitar o crescimento do seu negócio e onerar a empresa.

Diversas organizações, dos mais variados segmentos, já começaram a colocar em prática os conceitos de automatização de processos. Montadoras de carros, fabricantes de eletrodomésticos e indústrias pesadas conseguiram encaixar tecnologias que alavancaram a sua capacidade operacional. Entretanto, você deve estar se perguntando por que é importante automatizar processos na sua marcenaria, certo?

Pois bem, um empreendedor deve ter em mente que o seu trabalho deve estar focado nos aspectos operacionais e estratégicos de um negócio. Por isso, muitos empresários e gestores descobrem que delegar funções é uma das formas mais inteligentes de promover o crescimento empresarial.

Automatizar tarefas comuns e processos que oneram o crescimento da marcenaria é uma forma inteligente de promover o crescimento de todos os setores da empresa. Existem diversos softwares e até mesmo aplicativos que podem ajudar nesses processos. O Enterprise Resource Planning (ERP) é um exemplo de programa imprescindível para quem almeja automatizar as suas tarefas empresariais.

Esse software consegue reunir em uma mesma interface os mais diversos departamentos de um negócio. Ou seja, é possível gerenciar faturamento, contas a pagar, folha trabalhista e diversos outros pontos relacionados ao dia a dia de uma empresa. Pense nisso!

Organize a elaboração de projetos

O sucesso e a organização são duas palavras que andam praticamente juntas. Assim, é de fundamental importância que o empreendedor consiga ter um bom planejamento organizacional. Quando se trata de qualquer coisa para uma marcenaria que pretende crescer e prosperar no mercado, é importantíssimo que haja uma correta elaboração de projetos. Afinal, assim como a bússola guia um navegador pelos mares, os projetos são ferramentas que auxiliam os empreendedores no alcance dos seus objetivos. Ou seja, também são um excelente guia.

Então, fica muito mais fácil compreender por que a elaboração dos projetos é um processo que aproxima as marcenarias do sucesso. Nesse documento devem ser abordados todos os pontos que podem ser maximizados e os que conseguem minimizar os gastos da empresa — afinal, custos sobressalentes dificultam a manutenção de um fluxo de caixa positivo. Com isso, a perpetuação do negócio fica em risco.

Uma dica importantíssima para quem deseja alcançar o sucesso na elaboração de projetos reside no fato de sempre consultar a sua equipe. Isso é importantíssimo, pois os seus colaboradores têm uma visão geral dos mais diversos processos e potencialidades da marcenaria.

Desse modo, problemas que não eram originalmente visíveis pelo dono do negócio podem ser observados pelos funcionários. Após isso, é imprescindível que haja um debate e a explicação dos objetivos do projeto. Assim, todos os integrantes do quadro da equipe ficam por dentro das metas estabelecidas para o negócio.

Não existe um período de tempo determinado para que ocorram a elaboração e a definição de projetos nas marcenarias, mas, pelos números de mercado, pelo menos uma vez por ano seria interessante executar essa ação. Analise, pesquise e converse com os seus colaboradores sobre a melhor forma de colocar as estratégias em prática.

Afinal, realizar um bom planejamento e documentar tudo é muito recomendado. Até porque todo o processo fracassa se não houver mecanismos e estratégias que consigam transpor os projetos para a realidade. Ou seja, o empreendedor deve ter um foco grande na execução do plano.

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Desenvolva um bom atendimento ao cliente

O cliente é a peça-chave para qualquer negócio. Afinal, ele é o responsável por fazer com que todos os produtos e serviços prestados por uma empresa sejam vendidos. E é exatamente isso que faz com que haja um fluxo de caixa, permitindo o custeio de todas as atividades e a obtenção de uma boa margem de lucro.

Então, a sua marcenaria deve estar pronta para atender e conseguir realizar uma boa experiência de compra. Um velho ditado do mercado já demonstra a importância de ter isso muito bem acertado na sua marcenaria: vender mais de uma vez para um cliente que já comprou com você é muito mais fácil do que para um novo consumidor.

Tudo isso demonstra o quanto é importante estabelecer um bom canal de comunicação com o cliente. O atendimento é o ponto em que todas as características e percepções são abstraídas pelo consumidor. Ou seja, ele consegue descobrir o cumprimento de prazos, a qualidade dos produtos e o pós-venda já pelo primeiro contato, que é o atendimento.

Um bom atendimento ao cliente é tudo para a marcenaria que pretende fidelizá-lo. O dono de marcenaria deve ficar atento às últimas novidades do mercado, a fim de oferecer uma abordagem ao seu consumidor pautada na excelência.

Aqui, é preciso destacar um ponto que fica muito longe da percepção da grande maioria dos empreendedores: há um grande enfoque no primeiro contato e no atendimento no interior do próprio comércio, porém o pós-venda é algo de suma importância e que, muitas vezes, é negligenciado.

Por isso, para quem deseja oferecer uma opção completa de atendimento ao cliente, é fundamental focar o pré e o pós-venda. Fique atento!

Trabalhe o marketing digital

A tecnologia veio para ficar. Atualmente, os seus clientes estão se relacionando e comparando produtos a partir das mais diversas redes sociais existentes. Dessa forma, é muito válido implementar estratégias para o marketing digital.

Por meio de campanhas e divulgações, é possível captar novos clientes. Outro ponto interessante é a possibilidade de fortalecimento da marca nas mídias sociais.

Existem muitas formas de investir no marketing digital. As mais utilizadas são as mídias pagas (anúncios) e os blogs  (marketing de conteúdo), pois possibilitam que o seu cliente tenha uma maior percepção do seu negócio no mundo digital. Existem diversas opções de valores para investir nesse tipo de estratégia e, sem sombra de dúvida, há uma que é perfeita para a sua marcenaria.

Fortaleça os controles

Para uma marcenaria que procura alcançar sucesso, o fortalecimento dos controles é essencial. Afinal, sem esse procedimento, os custos podem crescer demasiadamente. Tudo isso converge para que haja uma boa política de análise dos gastos.

Para tanto, é preciso traçar um panorama geral da marcenaria, identificando todos os pontos que podem ser melhorados. Então, o empreendedor deve focar em criar mecanismos regulatórios, que são normas e condutas para sempre ter o controle dos mais diversos processos relacionados ao dia a dia da empresa. Isso funciona como uma auditoria, em que se avalia como o capital está sendo investido e qual retorno está sendo gerado para a empresa.

Utilize ferramentas tecnológicas

Um empreendedor que não sabe utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor corre grande risco de perder oportunidades de crescimento. Por isso, sua marcenaria deve contar com bons aplicativos e tecnologias que ajudem a empresa a alavancar.

No processo produtivo, por exemplo, há ferramentas que auxiliam na hora de realizar a melhor modelagem possível, diminuindo as sobras de material. Isso é algo muito importante, pois a fabricação dos móveis é um dos processos em que há maiores chances de desperdícios e, consequentemente, de despesas financeiras.

Há muitas opções no mercado para quem pretende tornar a tecnologia uma aliada do seu negócio. Aplicativos gratuitos, mas com funcionalidades interessantes de gestão e controle de fluxo de caixa podem ser muito úteis. Cadernetas de papel são coisas do passado. É preciso estar atento às modificações e implementar soluções profissionais no seu negócio.

Conte com planos de solução integrada

Uma empresa é baseada na inter-relação entre os mais diversos setores. Do processo produtivo ao comercial, é preciso ter boas soluções que consigam integrar harmonicamente esses campos. Mais uma vez, o planejamento é fundamental para que haja uma boa execução.

Planos de solução integrada baseiam-se no uso de vantagens entre setores distintos, mas que se complementam. Assim, uma potencialidade de determinado processo pode ser estendida a outros. Desse modo, toda a marcenaria só tende a sair ganhando.

Seja objetivo na descrição do seu trabalho

Evite a prolixidade quando for apresentar os trabalhos da marcenaria aos seus clientes. Objetividade é uma característica imprescindível na hora de descrever quais são os tipos de produtos ofertados por seu empreendimento.

Falas muito longas e complexas tendem a dificultar a absorção pelos clientes, minimizando as chances de a negociação resultar no fechamento do contrato. Além disso, o cliente tem que ter voz na relação. Dessa forma, foque em transmitir os pontos principais e mais importantes. Menos é mais!

Faça uma precificação correta

Essa dica é muito válida para quem deseja ter sucesso com sua marcenaria. Deve haver uma maneira institucionalizada para que a precificação seja justa para o consumidor, mas também traga lucro para o proprietário da marcenaria.

Para tanto, é preciso conhecer todos os custos que impactam a produção final do móvel. Por isso, faça perguntas simples para encontrar essa resposta, por exemplo: quanto vai ser gasto de matéria-prima? Qual o tempo para fabricação? Qual o desgaste das máquinas? Tudo isso facilita na definição de um preço atraente e competitivo para seu empreendimento.

Tenha um portfólio bem descritivo

Por fim, uma das principais dicas na hora de apresentar o seu trabalho para o cliente é mostrar a prática. Como assim? Pois bem, existem alguns pontos que precisam ser observados para que você alcance sucesso nessa área.

Em primeiro lugar, a recepção da sua marcenaria pode ser um bom portfólio. Afinal, os móveis presentes nesse espaço já podem transmitir para o cliente diversas percepções importantes. Qualidade e durabilidade são duas características facilmente observadas na recepção.

É interessante também ter fotos de trabalhos que já foram executados, para que o cliente conheça. Além disso, fornecer contatos de clientes antigos é algo que ajuda muito na validação da qualidade oferecida pelo negócio.

Tudo isso revela como é preciso investir em um bom portfólio para a sua marcenaria. Ele é o abre-alas para que o cliente se sinta seguro em adquirir os produtos com o seu empreendimento. Então, não deixe de investir nesse aspecto e fortaleça os diferenciais da sua empresa.

Ao longo deste material, demonstramos como existem diversas dicas que, muitas vezes, são negligenciadas pelos empreendedores, mas conseguem gerar resultados positivos. Além disso, trazem retornos por muitos e muitos anos. Então, os empresários devem focar em conseguir aplicar com eficiência as informações aqui listadas, para que não deixem de aproveitar as mais diversas oportunidades de crescimento.

Aqui no nosso blog, você encontra tudo para marcenaria. Oferecemos informações profissionais e estratégicas que podem ser aplicadas a qualquer estágio do empreendimento.

Trazemos conteúdos enriquecedores e que ajudam você a descobrir tudo para marcenaria, permitindo que seu negócio alcance um novo patamar de sucesso.

Veja mais conteúdos no nosso blog. Não perca tempo! Boas vendas!

Guia Marcenaria de Sucesso

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