5 coisas que não podem faltar no kit de ferramentas para marcenaria

Kit de ferramentas para marcenaria: 5 coisas que não podem faltar

O trabalho dentro de uma marcenaria deve ser sempre preciso e cuidadoso. Cada peça deve ter um tamanho e formato ideais, o que exige bastante conhecimento e habilidade por parte do marceneiro. E, claro, ter um bom kit de ferramentas para marcenaria também é indispensável na grande maioria dos serviços.

Alguns destes itens são tão comuns na maioria das oficinas que você nem nota que estão lá. Mas, quando eles fazem falta, você pode passar metade do dia sem conseguir fazer nenhum trabalho direito. Para evitar isso, o melhor é estar preparado, listando tudo que precisa fazer parte do seu kit de antemão para alcançar e maior satisfação do cliente.

Para te ajudar, separamos aqui as principais ferramentas que não podem faltar no seu kit de ferramentas para marcenaria. Acompanhe:

Kit de ferramentas para marcenaria

1. Furadeira

Para fazer os encaixes precisos para pinos, parafusos e outras peças de madeira, todo marceneiro precisa de uma furadeira. Sem essa ferramenta, você passaria um dia inteiro para abrir um buraco em uma placa de madeira com a mesma precisão.

Também é importante se assegurar da qualidade da máquina e sua adequação ao serviço. Uma furadeira para obras domésticas, por exemplo, pode não ser forte o suficiente para aguentar um dia inteiro de trabalho nem para perfurar corretamente madeiras mais resistentes.

2. Lixadeira

O acabamento das peças é tão importante quanto a estrutura geral. Por isso mesmo a lixadeira deve sempre estar no seu kit de ferramentas para marcenaria. É isso ou lixar todas as peças a mão.

Lixadeiras são especialmente úteis para preparar as placas de madeira mais planas, usadas em portas e mesas, tirando maior proveito do material. Com essa ferramenta, você poderá preparar as peças muito mais rápido e com menos esforço.

kit de ferramentas para marcenaria

3. Parafusadeira

Os parafusos são peças simples e bem eficientes para a montagem de móveis. Por isso são tão utilizadas em vários projetos. Porém, colocar um parafuso diretamente sobre a madeira apenas um uma chave de fenda (que também deve estar no seu kit) é demorado e bem cansativo.

A parafusadeira é a melhor solução aqui. Ela funciona quase como uma furadeira, mas o parafuso é usado como broca e ele fica na peça. Com esta máquina, você terá bem menos trabalho para parafusar qualquer coisa.

4. Trena

Este é um dos itens básicos do kit de ferramentas para marcenaria que alguns só notam quando some. Tirar medidas é a parte mais importante de qualquer projeto de móvel, pois prepara a peça e facilita o planejamento. Sem uma trena, será bem mais difícil acertar o tamanho das peças durante o seu trabalho.

5. Martelo

Outra ferramenta básica em qualquer kit, mas que serve a múltiplos propósitos. Um martelo pode ser usado para fazer pequenos ajustes, colocar peças no lugar, tirar peças do lugar, entre outras coisas. Simplesmente, tenha sempre um martelo à mão na sua oficina.

Agora que você sabe o que deve esta sempre no seu kit de ferramentas para marcenaria, é hora de começar a buscar estes itens e deixá-los disponíveis para seu trabalho. E se quiser mais algumas dicas, veja aqui como escolher as melhores máquinas para marcenaria.

sketchup

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar