Sketchup para marcenarias: Entenda mais e saiba como fazer!

Sketchup para marcenarias: entenda mais e saiba como fazer!

A projeção de móveis é um trabalho bem mais complicado do que aparenta. A menos que você seja muito experiente na área, pode ser difícil criar uma planta em uma folha de papel e conseguir imaginá-la em 3 dimensões. Por isso são utilizados softwares como o sketchup para facilitar essa tarefa em sua marcenaria.

Essa ferramenta é utilizada para criar projetos 3D completos de diversos objetos, desde móveis até apartamentos. Porém, ele é um software bem mais prático e ágil quando comparado a outras opções de modelagem 3D. Dessa forma, se você precisa gerar uma planta para um móvel mais complexo, planejar o corte de peças e o processo de montagem, pode fazer isso com esse recurso.

Para mostrar um pouco mais sobre o sketchup, trouxemos aqui algumas utilidades que ele oferece ao trabalho na sua marcenaria. Confira!

Criação de modelos no sketchup em uma mesma tela

Uma das dificuldades que muitas pessoas passam ao utilizar um software de modelagem 3D em seus projetos é a necessidade de trocar de tela sempre que buscar alguma ferramenta ou fizer qualquer alteração.

Esse programa oferece um formato mais intuitivo, permitindo que você veja todo o projeto e possa editá-lo com mais facilidade. Pode parecer pouco, mas essa economia de tempo faz toda a diferença na sua produtividade.

Possibilidade de começar com uma imagem 2D

O sketchup pode pegar um projeto 2D, como uma planta, e usá-lo como ponto de partida para um 3D. Logo, se você tinha algum rascunho planificado de móveis planejados, por exemplo, pode inseri-lo no programa e gerar os primeiros itens do projeto.

O caminho contrário também é possível. Após concluir o modelo 3D, o programa pode gerar plantas de 2 dimensões de cada uma de suas faces, facilitando a leitura do projeto.

sketchup

Ferramentas de rotação e duplicação

Quando o formato e conteúdo de uma ferramenta são muito confusos, mesmo as opções mais básicas, como arrastar e duplicar uma peça, podem se tornar uma dor de cabeça.

O trabalho desse software é tornar seu trabalho mais prático, não mais complexo. Da mesma forma que, felizmente, todas essas opções são acessíveis tanto pela barra de ferramentas quanto por diversos atalhos do teclado.

Exportação do projeto em vários formatos

Além de gerar um projeto 3D, o sketchup também lhe permite criar projetos planificados. Bem como enviá-los em formato PDF ou CAD. Do mesmo modo, fica muito mais fácil compartilhar tudo com clientes, caso estejam envolvidos na criação da peça.

Útil na projeção e administração de montagem

Da mesma forma que serve nos estágios iniciais de projeção do móvel, esse programa também é útil para planejar e administrar o processo de montagem. Afinal, você pode, inclusive, “explodir” o projeto, separando todas as peças e seus componentes.

Isso dará uma lista completa de todas as partes que precisam ser preparadas. Isso já com suas especificações e um esboço para planejar a montagem.

Agora que você entende melhor como o sketchup pode ser utilizado, é hora de pensar em adotá-lo para melhorar o trabalho dentro da sua marcenaria.

Se quiser tirar mais alguma dúvida, basta deixar um comentário que logo responderemos!

sketchup

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar