O marketing digital para marcenarias é muito utilizado tanto por novos empreendimentos quanto para aqueles que já estão sólidos no mercado. Nos tempos atuais, onde a internet e o meio digital se fazem presentes na nossa rotina, seja pelo computador ou pela palma da mão, ficou mais fácil encontrar produtos e informações relevantes.
Para isso, o marketing de conteúdo pode ser feito por diferentes meios, como um blog, redes sociais, e-mails e plataformas de vídeo — como o YouTube. Assim, você garante que a sua marca será vista.
Para seu auxílio nessa tarefa, reunimos algumas dicas para que você adote essa estratégia tão eficiente e benéfica para os seus negócios. Confira!
1. Produza conteúdo de qualidade
A primeira característica do marketing digital é a produção de conteúdos relevantes para o seu público. É preciso ir além do “mais do mesmo” e “compre agora”. Para isso, é preciso que você conheça a sua persona, que é um perfil fictício baseado nas principais características de seu público-alvo.
A partir daí, você conhecerá as preferências, dores, necessidades e costumes para que possa direcionar os seus conteúdos e disponibilizar assuntos que despertem o interesse ou resolvam os problemas de seus clientes. Além disso, sempre aposte em uma linguagem clara e de fácil entendimento
2. Planeje as campanhas digitais
As campanhas de marketing digital para marcenarias precisam ser planejadas. Sendo assim, é essencial que você saiba sobre o que os seus concorrentes estão falando, ter objetivos claros com essa estratégia (gerar mais autoridade, melhorar a maneira com que o mercado vê a sua marca, tornar o seu negócio conhecido ou potencializar as vendas de determinado produto e serviço).
Após isso, é preciso definir quais são os canais e ferramentas que utilizará. Pretende produzir conteúdos em um blog, produzir vídeos para o YouTube ou engajar o seu público por meio das redes sociais? Independentemente do meio utilizado, é importante conhecer todas as funcionalidades e manter as suas informações sempre ativas e atualizadas.
3. Acompanhe os dados
Depois de definir os seus objetivos e planejar as suas campanhas, você precisa acompanhar os dados e indicadores. Dessa forma, terá informações para analisar se os resultados estão conforme o planejado. Caso contrário, vale uma mudança na sua estratégia.
Esse engajamento pode ser mensurado pelo número de visitantes do seu site ou blog para acompanhar a audiência dos seus canais, quantidade de leads e taxa de conversão e, é claro, o volume de vendas.
4. Conheça o seu público-alvo
Como dissemos, é por meio do seu público-alvo que você determinará diversas características e o foco da sua estratégia de marketing de conteúdo para marcenarias. É muito importante conhecer, principalmente, a faixa etária, nível educacional e sexo dos seus clientes e possíveis consumidores.
Para isso, o meio mais eficiente são as pesquisas. Você pode usar um campo de perguntas que possam ser respondidas por “sim” e “não” ou X em seu site, ou blog ou até mesmo disponibilizar um formulário nas redes sociais da empresa.
5. Crie autoridade
No marketing digital, construir autoridade é o mesmo que buscar maneiras para que a sua marca seja bem-vista no mercado. Desse modo, o relacionamento com o seu público-alvo irá melhorar. Com isso, a sua empresa terá maior visibilidade, credibilidade e admiração. Para que isso seja possível, você precisa:
- manter o seu blog atualizado;
- produzir conteúdos relevantes e que agreguem conhecimentos;
- fazer parcerias com outros sites ou blogs.
6. Gere leads
Leads são os seus potenciais consumidores, ou seja, aqueles que demonstram interesse na sua marca e serviços. Geralmente, são detectados por meio da assinatura de newsletter. Para isso, é importante:
- ofereça informações adequadas;
- encontre quem tem dúvidas sobre o seu segmento;
- invista em SEO;
- crie um blog;
- faça dos clientes os seus amigos;
- dê atenção aos meios de contato.
O marketing digital para marcenarias é uma estratégia essencial para tornar a sua marca conhecida nos mais diversos meios que a internet disponibiliza. No entanto, é preciso que você conheça as características do seu público, se atualize constantemente e fique de olho nos indicadores.
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