Móveis modulados: oportunidade para marcenarias venderem mais!

Móveis modulados: oportunidade para marcenarias venderem mais!

Vender é objetivo de qualquer empresa que deseja crescer no competitivo mercado nacional. Com as marcenarias, não é diferente, já que ter um bom número de pedidos de móveis modulados por mês é fundamental para o crescimento do negócio.

Além disso, uma das regras gerais no mundo dos negócios é referente à satisfação do cliente. Desse modo, ter produtos de qualidade e um pós-venda capacitado são características imprescindíveis para qualquer empreendedor que deseje manter a sua marcenaria em uma rota contínua de desenvolvimento.

Pensando nisso, ter um amplo mix de produtos é um dos fatores mais importantes para a sua loja. Os móveis modulados, por exemplo, são uma tendência no mercado moveleiro, e vêm adquirindo o interesse cada vez mais crescente dos consumidores.

Então, que tal descobrir como aumentar as potencialidades da sua marcenaria com os modulados? Pois bem, confira o artigo até o final para conseguir aumentar as suas vendas. Veja!

Qual a diferença entre móveis planejados e modulados?

Essa pergunta é muito importante e é muito comum entre os seus clientes. A diferença principal entre eles reside principalmente no fato de que os planejados são feitos de forma exclusiva para o projeto que ele trouxe até você. Ou seja, há um grau maior de personalização dos produtos, já que as medidas, cores e designs são definidos previamente.

Com isso, o processo produtivo é bem mais demorado nos móveis planejados. Já os modulados, têm uma produção em larga escala que, por consequência, diminui consideravelmente o preço dos produtos. Há um padrão de tamanhos e formas a serem seguidos para que diferentes ambientes possam ser decorados com esses componentes.

Dessa forma, como já foi dito logo acima, o fator preço é um importante atrativo dos móveis modulados. Além disso, como os produtos já estão quase sempre em pronta entrega nas marcenarias, o cliente consegue instalá-los rapidamente.

Em uma rotina cada vez mais agitada e com um tempo escasso isso pode ser uma grande vantagem. Afinal, produtos de boa qualidade, práticos e com um excelente custo-benefício geram uma combinação perfeita.

Com o uso da criatividade é possível criar espaços muito aconchegantes e mudar toda a decoração da residência. Um fator importante no caso dos móveis modulados é sempre informar aos clientes sobre as dimensões do local em que eles serão instalados — isso é fundamental para evitar transtornos futuros. Lembre-se que a satisfação é uma das moedas mais valiosas para um bom empresário!

vender mais

Como funcionam os móveis modulados?

Acima demos uma noção básica de como é feita a criação desse tipo de produto. Agora, é preciso compreender como o cliente pode utilizar os móveis modulados na sua residência e extrair o máximo da funcionalidade deles produtos.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que existe uma grande variedade de cores e materiais. O MDF e o MDP são os mais utilizados pela sua versatilidade, mas também existem os fabricados em aço. Outro fato que merece atenção é sobre os tipos de ambientes que podem ser feitos com a mesclagem dos produtos — os clientes podem adaptar os móveis à sua necessidade e ao espaço útil.

Uma cozinha, por exemplo, tem diversos módulos e armários. É possível iniciar a decoração focando somente em atender as necessidades básicas de organização do ambiente. Posteriormente, novos móveis modulados podem ir sendo adquiridos e incluídos no espaço.

Essa versatilidade é uma das características mais importantes desses produtos. Fique atento a isso e transmita os pontos positivos dos modulados para os seus clientes!

Por que vender os móveis modulados na sua marcenaria?

É muito comum que as marcenarias foquem em comercializar somente móveis planejados. Essa estratégia é muito válida, pois é possível oferecer um grau maior de exclusividade e desenvolver produtos de qualidade para o cliente a um custo-benefício interessante. Não se pode esquecer que os planejados têm um custo mais alto, o que pode gerar um bom fluxo de caixa à empresa.

Agora, imagine que a sua marcenaria tenha a capacidade de atrair clientes com menor poder aquisitivo e que desejam adquirir produtos já acabados. Além disso, soma-se o fato de que a sua área de produção trabalhará com metas mensais de produção, fabricando um bom volume de produtos por mês. Como isso seria possível? Os móveis modulados são a palavra-chave para colocar tudo isso em prática.

Afinal, com a venda desses móveis, a marcenaria teria um fluxo maior de clientes e vendas ao fim do mês. A venda de planejados tende a ser mais segmentada, ou seja, para um público mais seleto e com um maior poder aquisitivo. Porém, segmentar os seus consumidores pode desfavorecer o seu negócio.

É preciso sempre vender para diversos clientes, maximizando as potencialidades da empresa. Com isso, nichos inexplorados podem tornarem-se muito rentáveis. Outro ponto importante é que com uma maior produtividade da sua marcenaria, é possível negociar os valores das matérias-primas e conseguir boas margens de desconto com os fornecedores.

Tudo isso pode ser muito favorável ao empreendedor que deseja produzir e vender cada vez mais. Então, analise como a sua marcenaria pode comercializar móveis modulados no seu mix de produtos ofertados.

Quais as vantagens em relação aos móveis planejados?

Nessa perspectiva, o que pode fazer com que o seu cliente opte por móveis modulados em vez de planejados? Continue a leitura do artigo para descobrir algumas dessas vantagens!

Redução de custos

Uma velha máxima do mercado diz que os custos são como unhas, se não forem cortados, só crescem. Pois bem, para a sua marcenaria é preciso estar sempre atento aos processos produtivos e operacionais a fim de detectar gastos que poderiam ser minimizados.

Processos redundantes ou uma ineficiência operacional podem colocar a perpetuação do seu negócio em risco. É preciso sempre avaliar e a analisar algumas métricas e indicadores internos para verificar atividades que oneram a sua marcenaria.

Produção em massa pode ser uma forma interessante de reduzir alguns custos. Os móveis modulados podem ser fabricados em larga escala, o que diminui a necessidade de novos ajustes e a deslocação dos seus funcionários para se adaptarem a novas rotinas operacionais. Tudo isso converge para um bom resultado financeiro na sua marcenaria.

Aumento na qualidade

Sua empresa ser sinônimo de qualidade é o sonho de qualquer empresário, não é verdade? Produtos bem feitos repassam a imagem de uma marcenaria comprometida com os anseios e desejos dos seus clientes.

Isso é fundamental para um relacionamento de longo prazo com os seus compradores. Afinal, se houve a venda de um móvel produzido de forma impecável, é bem provável que os seus clientes deem preferência à sua marcenaria quando forem adquirir novos produtos. Outro fato muito importante é o quanto a venda “boca a boca” pode impulsionar o seu negócio.

É preciso sempre procurar entregar além do esperado. Assim, a satisfação e a qualidade serão 2 pontos de extremo valor à sua marcenaria.

Padronização na produção

Para entender essa vantagem competitiva dos móveis modulados vamos exemplificar. Pense que a sua marcenaria trabalhe somente com a fabricação de planejados. Nesse caso, há um fluxo semanal de produção em torno de 9 móveis acabados.

Essa marcenaria já opera na capacidade máxima, tanto em espaço da área fabril, quanto no número de colaboradores. Essa produção é reduzida devido à diversidade de móveis para diferentes ambientes que são planejados. Além disso, há uma demora na aprovação das cores e materiais pelos clientes.

Agora, imagine uma seguinte situação em que essa mesma marcenaria trabalhe com 3 linhas de móveis modulados (cozinhas, quartos e salas). Nessa perspectiva, há sempre pedidos de um desses ambientes, em que somente há a opção de escolhas de 4 tipos de cores.

Dessa forma, os colaboradores já estão cientes das dimensões e da quantidade de material necessária para a fabricação. Percebeu como nesse segundo exemplo há uma maior padronização e agilidade na produção? Por consequência, o custo final dos móveis modulados é significativamente menor.

Produção mais rápida

Desde a invenção da linha produtiva em massa proposta por Henry Ford, no século XX, houve um foco no seguinte aspecto: linhas de montagem. Afinal, o que o Fordismo tem a ver com uma marcenaria? Pois bem, esse modelo de produção conseguiu se alavancar pela fabricação ágil e eficiente das partes que compõem o produto final.

Na sua marcenaria, os móveis modulados possuem uma produção muito mais rápida. Com isso, todo o negócio sai ganhando, já que há um aumento na capacidade comercial. Vender seus produtos com uma grande capacidade produtiva pode te ajudar a atender desde pequenas a grandes encomendas.

Como oferecer os móveis modulados aos clientes?

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre as diferenças dos móveis modulados e sobre as suas vantagens competitivas, é preciso traçar estratégias de vendas e prospecção de clientes. Essa é uma parte que tende a gerar muitas dúvidas e dores de cabeça para o proprietário de uma marcenaria. Então, observe algumas técnicas de marketing, vendas e persuasão que podem ser utilizadas na hora de oferecer os seus produtos.

Em primeiro lugar, assim como muitos donos de marcenaria possuem dúvidas entre as diferenças de móveis modulados e planejados, é preciso orientar os seus clientes sobre isso. É fundamental gerar um engajamento e contato com os produtos e serviços da empresa, utilizando como uma recompensa a entrega de informações. Preocupar-se em ajudar os seus compradores sobre quais os benefícios de adquirir esse tipo de investimento para a sua residência é fundamental.

A partir desse contato, pode se estabelecer uma reciprocidade que consiga converter em um relacionamento de longo prazo. Tudo isso pode fazer com que cada vez mais sejam feitas novas vendas. Não se esqueça que um cliente satisfeito recomenda a sua marcenaria para muitos conhecidos, o que pode representar novas vendas futuras.

Ganhe visibilidade

Um outro ponto muito importante diz respeito ao marketing para impulsionar a sua marcenaria. É preciso que a sua empresa seja vista pelos clientes em potencial. Então, ter uma boa presença nas mídias sociais e veicular campanhas em alguns canais de comunicação são estratégias muito interessantes. Fazer publicidades inteligentes, que consigam abordar toda a qualidade, experiência e vantagens da sua marcenaria pode ser muito vantajoso ao seu negócio.

Imagine que uma pessoa veja alguma campanha ou panfleto da sua marcenaria. Você, empreendedor, pode usar gatilhos mentais e estratégias comerciais para que ele faça um orçamento de determinados itens que ele está procurando adquirir. Desse modo, os móveis modulados conseguirão suprir totalmente as necessidades dele, com um custo-benefício muito interessante.

Todo esse contexto revela como os móveis modulados são peças “curingas” no mix de produtos da sua marcenaria. É preciso estar sempre antenado às últimas tendências do mercado a fim de fabricar peças com um design atraente e com matéria-prima de alta qualidade. Sem sombra de dúvidas, eles podem gerar muitas vendas para a marcenaria.

Ao longo desse artigo, foi possível compreender como os móveis modulados conseguem produzir mais vendas para uma marcenaria. Saber o que os seus clientes desejam é o primeiro passo na longa jornada de compra pelo qual ele passa.

Entenda a jornada do cliente

Após isso, é possível gerar um aumento na capacidade comercial da empresa, mantendo um bom fluxo mensal de vendas. Dessa forma, com mais recursos em caixa, fica bem mais fácil investir em melhorias e modernizações.

Vendas perenes são uma forma inteligente de crescer a sua empresa e investir em novas frentes de negócios. Além disso, há a possibilidade também de personalizar móveis modulados de acordo com a necessidade do cliente. Por exemplo, talvez a sua marcenaria possua um conjunto completo de quarto com modulados em 3 opções de cores.

Entretanto, pode ser que ele queira um produto mais exclusivo e personalizado. Com isso, uma pintura de laca é facilmente aplicada no modulado para deixá-lo de acordo com os gostos do seu cliente.

Essa é só uma forma simples de demonstrar como comercializar os móveis modulados é uma estratégia bem acertada. Aliar a tecnologia à sua marcenaria promoverá a profissionalização das atividades e o crescimento da empresa, não é verdade? São exatamente esses pontos que a FoccoLojas propõe aos seus parceiros.

Quer levar a sua marcenaria para um outro patamar? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de consultores! Será muito prazeroso podermos compreender as suas necessidades e traçarmos um planejamento juntos.

sketchup

Deixe seu comentário

Insira o termo desejado e pressione Enter para buscar